Itabuna apresenta novo modelo de Nota Fiscal Eletrônica
A partir do próximo mês, as empresas cadastradas no Município de Itabuna terão mais facilidade para emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e). A Prefeitura vai disponibilizar um novo sistema de emissão, possibilitando mais agilidade e praticidade aos contribuintes.
O novo modelo de Nota Fiscal eletrônica foi apresentado hoje aos contadores, contabilistas e profissionais liberais no auditório do SEST/SENAT, no Bairro Lomanto Júnior. Dentre as mudanças mais comemoradas pelos participantes está a exigência de senha única para cada escritório ou empresa de contabilidade e a possibilidade de recepção da nota por correio eletrônico.
O diretor do Departamento de Tributos da Secretaria da Fazenda, Genysson Araújo, explica que a partir de agora o contador terá a obrigatoriedade de ter apenas uma senha para acessar as NF-e das empresas que presta serviços contábeis. “Antes, cada profissional tinha que ter uma senha para cada empresa cadastrada no sistema da Prefeitura para a emissão de notas”, disse.
O contabilista José Ferreira Reis Filho ressaltou a parceria entre a Prefeitura e os profissionais da área de contabilidade como fundamentais para o crescimento da receita tributária, principalmente pela facilidade gerada pelo novo sistema. “Teremos acesso mais fácil, mais ágil e integrado”, comemorou o contabilista.
Já Edson Moreira acredita que haja mais vantagens para alavancar o crescimento de Itabuna com a nova sistemática implantada pela Prefeitura. “Necessitávamos de uma ferramenta deste porte e parabenizo a Prefeitura de Itabuna pela iniciativa de adotar instrumentos mais modernos no setor tributário”.
Por meio da Nota Fiscal o município calcula e recolhe o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), cujas alíquotas variam de 2, 3 e 5% do valor do serviço prestado pelas empresas à população. O recolhimento do tributo é obrigatório, a exemplo do IPTU sobre a propriedade dos imóveis urbanos e ITBI e cuja fonte geradora é a transmissão de bens e imóveis.